So how can anybody say, They know how I feel

Fui para o filme seguindo o conselho de uma leitora aqui do espaço. "Vai sem saber nada sobre o filme" (algo por aí...). Assim fiz. Também tive a sorte de evitar sentar-me ao lado de um qualquer pedante (esta palavra vai aparecer mais lá para a frente) que estivesse sempre a falar de Paris a cada cena do filme (a uma colega minha saiu-lhe esse prémio).

 

Sentei-me e deixei-me levar pelas primeiras imagens. Parecia um filme turístico da cidade. Como a abrir o apetite para o espectador a visitar. Como de uma homenagem se tratasse. Uma Paris como eu gosto de qualquer cidade. Com o sol de primavera (que pode hoje em dia ser o de Outubro) e com esplanadas onde nos podemos sentar a observar a gente que passa. Filmaria a mesma Paris. Até abdicaria dos monumentos óbvios. Ficaria só com as esplanadas tal e qual onde o Owen Wilson (uma boa surpresa) se sentou lá mais para a frente.

 

Começa o enredo. Uma família americana em Paris. Ela e o namorado. Ou noivo. Os pais dela. Os amigos dela. O amigo pedante dela. Uma daquelas personagens que nos aparecem de quando em quando na vida. Que gostam de se ouvir a si próprios. Que sabem sempre mais que os outros e sabem de tudo. O tal pedante. Mais uma brilhante interpretação do Michael Sheen.

Voltemos à envolvência principal. Eles são os típicos americanos com os seus "tiques" mais vulgares. Ele escreve guiões e é apaixonado por Paris. Anda sem inspiração e sempre a questionar a vida.

 

A cada 12 badaladas em Paris (serão da Basílica Sacré Coeur de Montmartre ?) aparece essa inspiração. E aí sim. Reside toda a surpresa do filme. Surgem figuras de proa dos anos 20 da capital francesa. Escritores pois claro. E pintores. E músicos. Artistas e cultura que obrigam a uma atenção redobrada de forma a não perder qualquer piada (e se as do Adrien Brody são brilhantes... assim como a sua curta interpretação). Temos Hemingway e os Fitzgerald. Temos Cole Porter e Picasso. Temos Gertrude Stein. Temos Salvador Dalí, Lautrec, Gauguin e Degas. Matisse e T.S. Eliot. Temos um pouco de Carla Bruni e um ecrã cheio (como sempre) de Marion Cotillard.

 

Temos um bom filme e cheio de referências culturais (sendo essas e as imagens da cidade as reais mais valias) mas quando esperava uma pequena metáfora o realizador acaba por dar a "lição moral" assim à descarada...

 

Depois temos o final. Que apesar de espectável não deixa de ser poético...

 

Ah, e antes que me esqueça...os "tiques" gestuais do Owen Wilson têm tanto de Woody Allen não têm?

 

Classificação: 4 Estrelas Zuropa

publicado por Ricardo às 13:30 | link do post
tags:
Fiquei aguçado...
stipe07 a 6 de Outubro de 2011 às 13:08
mais sobre mim
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
pesquisar neste blog
 
Posts mais comentados
comentários recentes
Em primeiro lugar muito obrigado por ter perdido o...
Muitas palavras pouco conteúdo.A mesma admiração q...
Muito bom o post amei vou sempre visitar seu websi...
Concordo plenamente, esse Daniel Oliveira pode ter...
Ola, mantenho um blog chamado "Tralhas Varias" ded...
Ah I see what you mean. Hei-de ver :)
Este filme tem tudo para funcionar...a ver vamos. ...
Hum...pelo menos a maior parte talvez seja mesmo! ...
tão verdade!gostei :)
Fiquei aguçado...
SAPO Blogs