So how can anybody say, They know how I feel

Não há momento nos últimos dias que não me façam sentir triste e com uma lágrima quase a sair sempre que penso na tragédia que aconteceu em Beja. Um menino, Dinis, foi surpreendentemente atacado pelo animal de estimação que a família do Dinis tinha. Um cão arraçado de Pitbull chamado Zico.

 

Confesso que sempre que vejo as fotos do Zico me sinto triste. Que quando vi o Zico a ser levado pelos técnicos (hoje somos todos técnicos) de Veterinária como se não soubesse ao que ia me apeteceu questionar tudo o que me rodeia e a forma como vivemos. Mas isso também me acontece diariamente, quando ao pé da minha casa passeio o meu cão (que foi abandonado juntamente com os irmãos bebés junto a uma estrada em Aveiro) e passo por um cão que abandonado passa as noites nos pequenos espaços junto às portas para se proteger do frio e recebe a caridade de várias pessoas na zona que lhe deixam comida e água.

 

Confesso também que nesta história toda (ou melhor, nesta tragédia) o facto de nunca ter visto a imagem da criança e de ter sido mais destaque à do Zico me tem influenciado. É para isso que os meios de comunicação servem (esqueçam a teoria da informação… isso é tudo treta) e sou apenas mais uma vitima.

 

Tropecei neste artigo de opinião do Daniel Oliveira no Expresso que muito foi criticado pelos defensores dos Animais mais radicais (nos que não me incluo) e dou-lhe um pouco de razão em algumas coisas, apesar de achar que conclui o seu texto de uma forma nada feliz “a vida do humano mais asqueroso vale mais do que a vida do animal doméstico de que mais gostamos”… Não concordo nem acho de bom senso afirmar uma coisa destas… O Mundo já nos mostrou seres humanos  demasiado asquerosos para valerem mais que a vida de qualquer animal doméstico (ou mesmo selvagem).

 

Posto isto, volto ao Zico. Volto à imagem do Zico triste e na jaula onde o colocarem, sem bem perceber porquê. Se perceber porque uma criança lhe caiu em cima às escuras. Ou se era uma criança. Sem perceber porque lhe cortaram as orelhas, sem perceber porque o deixavam ficar sem comer. Sem perceber porque é que todas as pessoas podem ter um cão e não apenas aquelas que demonstram ter capacidade para o fazer, sem perceber porque é que as mesmas pessoas que cortam as orelhas aos animais e as tratam mal são as mesmas que nos passam à frente no trânsito pelas bermas, que não deixam os idosos se sentarem nas cadeiras dos transportes públicos, que cospem para o chão, que não se encostam à direita nas escadas rolantes, que guardam mesas nos Shopping ‘s e ignoram os outros com os tabuleiros na mão e que têm uma falta de educação essa sim grotesca..

 

Não vejo ninguém a metê-los em jaulas ou a condená-los à morte…

 

Não sei o que irá acontecer ao Zico. Sei o que gostava que lhe acontecesse. Sei que gostava que fosse recolhido por uma associação animal qualquer, que demonstrasse que não era perigoso, que fosse adoptado por uma família que soubesse cuidar dele e que passasse o resto dos seus dias a brincar com crianças e adultos  e a ser mimado todos os dias…

 

Eu desde que assisti a tudo isto a primeira coisa que faço quando chego a casa é dar um forte abraço ao meu “zico” e dizer-lhe ao ouvido “não sabes a sorte que tens”…ele devolve-me isso com uma lambidela e uma correria até à trela…está na hora de irmos passear novamente…

publicado por Ricardo às 12:20 | link do post
Concordo plenamente, esse Daniel Oliveira pode ter alguma razão, perdeu se uma vida, uma criança que nao teve culpa nenhuma. Nao consigo concordar com a parte do asqueroso. Tal como tu, a minha nova cadelita, salva de ir para um canil, tb n sabe a sorte que teve.
Melson a 16 de Janeiro de 2013 às 12:46
mais sobre mim
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
pesquisar neste blog
 
Posts mais comentados
comentários recentes
Em primeiro lugar muito obrigado por ter perdido o...
Muitas palavras pouco conteúdo.A mesma admiração q...
Muito bom o post amei vou sempre visitar seu websi...
Concordo plenamente, esse Daniel Oliveira pode ter...
Ola, mantenho um blog chamado "Tralhas Varias" ded...
Ah I see what you mean. Hei-de ver :)
Este filme tem tudo para funcionar...a ver vamos. ...
Hum...pelo menos a maior parte talvez seja mesmo! ...
tão verdade!gostei :)
Fiquei aguçado...
SAPO Blogs