So how can anybody say, They know how I feel

whitegod.JPG

 

Mais de dois anos após exactamente na mesma sala ter assistido a este filme não esperava que exactamente no mesmo sitio ainda levasse uma “pancada” ainda maior no estômago como a que “Deus Branco” me proporcionou. Confesso que pela primeira vez na vida me apeteceu abandonar uma sala de cinema a meio do filme. O que me manteve foi o simples facto de saber que a história acaba bem (lido em sinopses) porque senão vos garanto que ao fim de 36 anos de vida estava disposto em abandonar o escuro de uma sala de cinema para fugir em busca de ar fresco que me acalmasse. Estavam 11 pessoas na sala do Monumental. Pelo menos 3 abandonaram.

 

Este “Deus Branco” é para quem gosta de animais (especialmente de cães como é o meu caso) um filme muito difícil de digerir na sua primeira hora. A história é simples. Numa espécie de metáfora (que pode servir para velhos, imigrantes, judeus, minorias etc etc) um cão (o Hagen) é abandonado pelo pai da sua dona (Lili) por não ter capacidade financeira para conseguir pagar uma licença especial obrigatória na Hungria para todos os cães que não sejam de raça pura (lá está…a metáfora). Hagen é abandonado e sofre todo o tipo de maus tratos que podem infligir a um cão. Se quase que vacilei ao ver o cão a perseguir o carro quando o abandonam, nem vou falar do restante.

 

Felizmente a história dá uma reviravolta (com mais umas metáforas) e termina bem.

 

Se cinematograficamente a história parece-me demasiado básica é na possibilidade de metáforas e na forma como filmam o universo dos cães de rua que obtém a sua mais valia e que certamente lhe tem merecido as distinções e as boas críticas.

 

Se estiverem dispostos a sofrer numa sala de cinema (isto se a questão dos animais vos é querida) vale a pena (mas à semelhança de “Amour” não o voltarei a ver). Se não estiverem para isso poupem o vosso dinheiro e vejam outra coisa qualquer…

publicado por Ricardo às 09:24 | link do post
tags:
mais sobre mim
Junho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
pesquisar neste blog
 
Posts mais comentados
comentários recentes
Em primeiro lugar muito obrigado por ter perdido o...
Muitas palavras pouco conteúdo.A mesma admiração q...
Muito bom o post amei vou sempre visitar seu websi...
Concordo plenamente, esse Daniel Oliveira pode ter...
Ola, mantenho um blog chamado "Tralhas Varias" ded...
Ah I see what you mean. Hei-de ver :)
Este filme tem tudo para funcionar...a ver vamos. ...
Hum...pelo menos a maior parte talvez seja mesmo! ...
tão verdade!gostei :)
Fiquei aguçado...
SAPO Blogs